quarta-feira, 29 de abril de 2009

Algumas curiosidades sobre Basquetebol


  • O basquete é um dos desportos mais praticados no mundo, com cerca de 300 milhões de adeptos. Atualmente, mais de 170 países estão filiados à Federação Internacional de Basquete Amador (FIBA),é entidade máxima da modalidade.
  • O inventor da modalidade, James Naismith, recebeu uma homenagem em 1936, quando o basquete foi incluído no programa das Olímpiadas de Berlim, na Alemanha. Foi ele quem lançou para o alto a primeira bola da partida inaugural.
  • A liga de basquete mais famosa e disputada do mundo é a norte-americana (National Basketball Association/NBA). Sua importância para o universo do basquete é tão grande que ela adota regras próprias para suas partidas.

  • Em Jogos Olímpicos, o predomínio é dos Estados Unidos. São 13 medalhas de ouro, contra duas da ex-União Soviética e apenas uma da antiga Iugoslávia. Entre as mulheres, as norte-americanas também levam vantagem com seis conquistas, contra duas da ex-União Soviética.
  • Atualmente, os países de mais tradição no basquete observam o crescimento de outras forças da modalidade. No feminino, a Austrália de Lauren Jackson sagrou-se campeã mundial em 2006. Já entre os homens, a Argentina e a Espanha se destacam. Os sul-americanos, comandados por Manu Ginobili, venceram Jogos Olímpicos 2004, enquanto os europeus, liderados por Pau Gasol e Jorge Garbajosa, conquistaram o Mundial de 2006.


Sem comentários:

Enviar um comentário